Login | Blog | Twitter | Ação Social | Downloads | Suporte | Contato

Saiba Mais

O que é BIM?

BIM - Building Information Modeling - BIM ou Building Information Modeling é uma nova maneira de abordar o projeto e documentação de projetos de construção.

  • Building ou Construção - o ciclo de vida da edificação é considerado (concepção / construção / operações)
  • Informação - todas as informações sobre a edificação e seu ciclo de vida está incluído
  • Modelagem - definição e simulação da edificação, a sua entrega e operação utilizando ferramentas integradas

BIM oferece várias vantagens importantes sobre CAD:

BIM modela e administra não apenas desenho, mas também informações - informações que permitem a geração automática de desenhos técnicos e relatórios, análises de projeto, simulação de programação, gestão de instalações e muito mais - em última análise, permitindo a equipe de construção a tomar decisões estando mais bem informada.

BIM suporta uma equipe distribuída para que pessoas, ferramentas e tarefas possam efetivamente compartilhar essa informação durante todo o ciclo de vida da edificação, eliminando assim redundância de dados, re-entrada de dados, perda de dados, falta de comunicação e erros de conversão.

Bentley BIM confere mais poder ao projeto, à construção e à operação de todos os tipos de edifícios e instalações ao redor do mundo, desde o convencional até alguns dos projetos mais inspiradores do nosso tempo.

Building Information Modeling abrange geometria, relações espaciais, análise de luz, informações geográficas, quantidades e as propriedades dos componentes de construção (por exemplo, detalhes dos fabricantes). BIM pode ser usado para demonstrar o ciclo de vida do edifício, incluindo os processos de construção instalação e operação. Quantidades e propriedades compartilhadas de materiais podem ser facilmente extraídas. Escopos de trabalho podem ser isolados e definidos. Sistemas, conjuntos e seqüências podem ser apresentadas em uma escala relativa, com toda a instalação ou grupo de instalações.

BIM pode ser visto como um companheiro para PLM como no domínio do desenvolvimento do produto, uma vez que ultrapassa a geometria e aborda questões como a Gestão de Custos, Project Management e fornece um caminho para o trabalho simultâneo em quase todos os aspectos da construção de processos de ciclo de vida.

BIM vai muito além de mudar para um novo software. Ela exige a alteração da definição de fases de arquitetura tradicional e maior compartilhamento de dados que a maioria dos arquitetos e engenheiros está acostumada.

BIM é capaz de realizar essas melhorias por modelagem e representações das peças reais e peças sendo usado para construir uma edificação. Esta é uma mudança substancial do tradicional método Computer Aided Drafiting de elaboração com o arquivo vetorial de linhas com que se combinam para representar objetos.